Desde está quinta-feira (07/11), Minas Gerais participa da 36ª Festuris, que acontece até domingo (10/11), no Serra Park, em Gramado. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com Sebrae Minas e Codemge. Um dos destaques do estande será o painel inédito do artista plástico mineiro Fernando Pacheco.
A obra tem o título “Minas Gerais - Ser de Minas” e faz uma homenagem à mineiridade, que conquista o Brasil e o mundo por meio de suas manifestações nas artes plásticas, na cozinha, na literatura, na música, e da própria a hospitalidade do povo mineiro. Além da exposição, o artista realizará uma performance de pintura ao vivo. O estande evidencia a arte contemporânea, por meio do trabalho de Pacheco, mas também aproxima o visitante da arte colonial, representada pela arquitetura, esculturas e pinturas do período barroco.
Também estão previstas apresentações culturais, como a pocket shows diários da Vesperata de Diamantina, trazendo para Gramado, um pouco da experiência do público aprecia os concertos noturnos promovidos pelo grupo na cidade que é reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Outro destaque será a cozinha mineira, que é o carro-chefe das Cozinhas Vivas. À frente deste projeto estará a chef Rachel Palhares, de Diamantina. Ela comandará sessões diárias com pratos típicos que expressam a autenticidade da cozinha mineira contemporânea. Em parceria com o Sebrae, também serão realizados Drink com preparos assinados pelo mixologista Leo Gomes.
Nos seus drinks, a cachaça é protagonista de combinações únicas. A tradição do Queijo Minas Artesanal será ressaltada também durante essa participação de Minas Gerais no Festuris. Nesta sexta-feira (08/11), haverá o lançamento das Rotas do Queijo do Serro e da Canastra, com degustações comentadas que permitirão aos visitantes conhecer a história, os modos de produção e o sabor único dessas iguarias.
Além disso, estão previstas para dezembro press trips com jornalistas de todo país que poderão visitar as regiões produtoras e vivenciar o processo de produção artesanal do queijo mineiro. A participação de Minas Gerais no Festuris envolve uma ampla apresentação de seus destinos. As cidades barrocas e coloniais de Paracatu, Januária, Grão Mogol, Perdões, São João Del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, Diamantina e Catas Altas estarão em evidência, mostrando ao Brasil e ao mundo o patrimônio arquitetônico, cultural e natural do estado.
A Cordilheira do Espinhaço, única formação geológica dessa proporção existente no Brasil, está em sua maior parte em Minas Gerais. Esse destino turístico, que oferece uma diversidade de experiências para os interessados no turismo de aventura e de natureza, também será promovido, bem como a Rota Frango e Cachaça, apresentada pela Instância de Governança Regional (IGR) Grutas.
Além disso, Minas Gerais se apresenta como opção para os desejados Destination Weddings - cerimônias de casamento com experiências de viagem para os noivos e convidados, que muitas vezes estendem a celebração para um fim de semana ou mais, incluindo atividades e experiências locais em belas paisagens e com a melhor hospitalidade do Brasil.
Esta edição do Festuris tem como tema "Conexão Futuro", com foco em sustentabilidade, inovação e as novas demandas do turismo global. A feira contará com mais de 2 mil marcas expositoras de cerca de 60 países e apresentará uma diversidade de espaços temáticos, como os segmentos de luxo, turismo verde (Green Experience), MICE (reuniões, incentivos, conferências e exposições) e turismo LGBTQIA+.
Entre os destaques, a programação do Palco ESG da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) promoverá debates sobre turismo sustentável e responsabilidade social, incluindo a apresentação de cases e premiações para iniciativas sustentáveis.
Foto: Cartaz / Divulgação