Outubro, dia 22, marca o dia da última etapa do projeto “Seresta & Serenata – Popular e Imperial” em MARIANA, na Praça da Sé.
Patrocinado pelo INSTITUTO CULTURAL VALE apresenta seresteiro “Arthur Pádua e Regional” e o “Coral de Trombones e Tubas da UFMG”, as bandas de música Banda de Música: Sociedade Musical Santa Cecília, Banda de Música: Sociedade Musical 08 de Dezembro, Banda de Música: Sociedade Musical Nossa São Sebastião de Bandeirante em cortejo pela cidade e na praça da Sé.
Outubro, dia 22, marca o dia da última etapa do projeto “Seresta & Serenata – Popular e Imperial” em MARIANA, na Praça da Sé. Ainda não acabou, mas já estamos com saudades.
Desta vez, serão 03 os cortejos das bandas de música pelas ruas centenárias da cidade, de forma a permitir que todas as 11 bandas existentes em Mariana tenham participado do projeto. O ponto final de todas será o palco montado na praça da Sé, para suas apresentações. Os pontos de partida, as 19h, serão o terminal rodoviário e o colégio Benevides. As 20h30, a Seresta Popular ocupará o palco com a apresentação do seresteiro, natural da seresteira Diamantina, “Arthur Pádua & Regional”. Em seguida, representando a Seresta Imperial a apresentação do “Coral de Trombones e Tubas da UFMG” com 20 músicos.
O já tradicional cortejo de bandas neste projeto, mais uma vez brinda as pessoas que estiverem no roteiro do ponto de partida até a praça da Sé. Este procedimento valoriza cada vez mais as corporações musicais do município. É se apresentando que elas conseguem o estímulo para ensaios, conquista de novos integrantes, recursos para sua manutenção. Como saldo positivo do projeto, talvez o maior destaque tenha sido a oportunidade e apoio a elas oferecido. Deste movimento, ao longo de 05 meses, todos saíram ganhando, público e músicos, cultura e arte.
Após as apresentações das bandas, será vez da seresta popular com o seresteiro Arthur Pádua, cuja origem familiar é da seresteira Diamantina, que se fará acompanhar de seu regional. Também instrumentista, tem gravado dois CDs com músicas românticas, com composições próprias e de autores consagrados.
A segunda apresentação será do “Coral de Trombones e Tubas da UFMG”. O coral nasceu durantes as atividades da disciplina Oficina de Performance em Trombone, do curso de Música da UFMG. Seus integrantes são alunos da graduação, extensão, mestrado, ex-alunos, profissionais de orquestras e militares. O grupo, coordenado pelo professor Marcos Flávio, composto por 20 músicos, se dedica ao repertório erudito nacional e internacional, adaptado ou composto originalmente para essa formação.
O projeto é viabilizado com recursos oriundos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do INSTITUTO CULTURAL VALE, apoio cultural da Prefeitura Municipal de Mariana, Instituto Roque Camêllo e Clube do Choro de Belo Horizonte. Realização Idear Produção, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.
Seresta & Serenata – Popular e Imperial
Dia 22 de outubro, a partir das 19h – cortejos saindo do Terminal e Colégio Benevides
Local das apresentações: Praça da Sé – Mariana/MG
19h - Cortejo com chegada no palco às 20 h – saída de uma banda do Terminal e outra do Colégio Benevides
20h às 21h30 – Cortejo e Apresentação das Bandas
Banda de Música: Sociedade Musical Santa Cecília
Banda de Música: Sociedade Musical 08 de Dezembro
Banda de Música: Sociedade Musical Nossa São Sebastião de Bandeirante
21h30 - 1° show
Serenata Imperial: Arthur Pádua & Regional
23h - 2° show
Seresta Popular: Coral de Trombones e Tubas
Local das apresentações: Praça da Sé – Mariana/MG
Acesso gratuito
Foto: Divulgação