Os agentes da Guarda Municipal de Mariana recebem treinamento especial para usar as armas não letais. Hoje os agentes trabalham com as armas de choque não letais sparks (um dispositivo elétrico de função incapacitante). Dividida em três turmas, os agentes foram orientados a como manusear o equipamento de maneira correta.
O equipamento dispensa a força física do guarda. Ao ser acionado, o dispositivo emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular do agressor, causando contrações musculares, desorientação e queda do indivíduo, assim facilitando a imobilização e a sua detenção. Desde 08 de agosto de 2014, por autorização da Lei Federal 13.022 os guardas municipais podem portar armas de fogo. Em Mariana, a opção foi pelo armamento não letal.
De acordo com o Secretário Municipal de Defesa Social, José Luiz Furst, a aquisição dos novos equipamentos foi feita de forma legal “visando resguardar a segurança da população e também a integridade física da guarda e do infrator que venha a ser abordado”, disse Furst.
O treinamento aconteceu no Centro de Convenções de Mariana, com aulas teóricas e práticas onde cada Guarda Municipal recebeu uma descarga elétrica do dispositivo para assim estar apto a manuseá-lo. As aulas foram ministradas pelo do major da Polícia Militar, Winder Rodrigues Pinheiro, que é instrutor especializado em armamento não letal com notório conhecimento na área.
FOTO: VALÉRIO FREITAS | PREFEITURA DE MARIANA